LogoTVopinio1 (1)

Grupo Opinião comemora 50 anos de fundação

O Grupo Opinião está em festa, neste mês comemoram-se 50 anos de fundação desde a primeira edição. O que começou com uma Revista cresceu e transformou-se no primeiro jornal diário de Araras e atualmente conta com uma emissora de televisão que transmite sua programação para toda a região.

A Fundação do Grupo é datada de 15 de maio e a primeira publicação ocorreu em junho de 1965. A história começou quando Valentim Viola, atual diretor do Grupo, criou a primeira edição da Revista Opinião, que era editava por ele próprio e impressa na gráfica Fernades Ltda. Os primeiros colaboradores foram: Auguswto J. Trindade, Dante F. Delbem, Francisco S. Nogueira, Fritz Harter, José Carlos Zaninari e Raphael Cicarelli.capa jornal opinião

A manchete da primeira edição ficou para o canal 4, que ainda tinha imagem imperfeita. A torre daquela emissora ficava situada no Morro Azul, na cidade de Limeira, onde também nasceu o diretor do Grupo Opinião, Valentim Viola, porém do lado oposto, já na cidade de Iracemápolis.

Uma curiosidade da publicação também foi a foto, na qual constava o jornalista Valentin Viola, que hoje é diretor da Rede Opinião de TV, que tem uma torre no mesmo local (Morro Azul) para levar os sinais para toda a região.

Com o passar dos anos, a cidade foi demonstrando uma maior demanda de notícias e por conta disso foi comprada uma gráfica para a impressão da revista e de impressos comerciais para toda região.

Devido a expansão de Araras e de sua população, foi notado que poderia ser feito algo mais factível, foi ai que Valentim fundou o Opinião Jornal no dia 31 de março de 1969, que a princípio era semanal e circulava todo sábado.

Ao longo da história o Opinião enfrentou as dificuldades da ditadura militar que chegou até Araras em maio de 1970 com a intervenção federal que afastou o prefeito da época, Professor Milton Severino (MDB) e colocou em seu lugar o Coronel Theodoro de Almeida Pupo, que seguiu o mandato até 1972.

Com supostas denúncias, os militares chegaram a inspecionar a redação do jornal e fazer com que ela não funcionasse durante uma semana. Além disso, Valentim recebeu uma série de ameaças e enfrentamentos.

Passado várias barreiras, nos anos 80 o jornal se tornou bisemanal e no dia 14 de setembro de 1997 passou a ser o primeiro jornal diário de Araras. Valentim escolheu essa data em homenagem a um grande amigo, o Professor Pedro Peixoto Filho.

O funcionário Ednei Venâncio, o mais antigo do Grupo, trabalha na empresa desde 1989 e ajudou a construir parte desta história. “Ainda me lembro da época em que eu era office-boy e éramos bissemanal. Sinto-me muito feliz por participar desta empresa e ter contribuído para escrever parte desta linda história”, ressaltou.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *


Copyrıght Grupo Opinião. Todos os direitos reservados.