Mais de 2 mil crianças, jovens e adultos realizam Desfile Cívico da Independência

desfile-2Mais de duas mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos realizaram o Desfile Cívico da Independência na última quarta-feira, dia 7, na Praça Barão de Araras. Famílias lotaram o local para assistir ao evento, que teve como tema “Cidadania, Direitos e Deveres”.

No total, 43 instituições desfilaram, entre escolas estaduais, municipais, particulares, representantes de clubes recreativos, forças de segurança, organizações não governamentais e outras entidades.

A maioria dos grupos que desfilaram trouxe alegorias com mensagens alusivas ao tema do desfile. Elas falavam sobre valores como ética, respeito e solidariedade, como base para o exercício da cidadania, bem como sobre direitos como educação, saúde, acolhimento.

O desfile começou por volta de 8h com a execução do Hino Nacional e a passagem, pelo palanque das autoridades, dos atiradores do Tiro de Guerra 02-053, tradicionalmente responsáveis pela abertura do evento.

Seguiram-se atletas que representaram Araras em competições regionais, escolas e demais grupos. Fecharam o desfile o Clube de Carros Antigos de Araras, o Clube do Fusca Defuka Araras e o Clube dos Cavaleiros de Araras. A passagem de todas as instituições foi concluída por volta de 10h15.

As fanfarras mereceram destaque especial, arrancando muitos aplausos do público, assim como a tradicional Banda Marcial do Sayão Futebol Clube, que executou, além do Hino à Independência, também algumas músicas entre as mais populares do repertório sertanejo raíz, tais como “Estrada da Vida” de Milionário & José Rico, “Saudade da Minha Terra”, de Chitãozinho & Chororó e “Ainda Ontem Chorei de Saudade”, eternizada na voz de João Mineiro & Marciano.

Para o prefeito Nelson Dimas Brambilla, mais uma vez as escolas e demais grupos participantes mostraram criatividade e apreço pela data em que se comemora a Independência do Brasil. “Todos deram demonstração de muito respeito à Pátria e também da consciência de que os direitos precisam ser respeitados, assim como os deveres que todos temos, em sociedade, para alcançarmos a cidadania plena. A Educação veio como destaque nas mensagens das escolas e demais grupos, e isso muito nos alegra pois defendemos, sempre, que a Educação é a grande ferramenta de transformação social”, disse ele.

O desfile foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação, com apoio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil e Demutran (Departamento Municipal de Trânsito).

 

(Com informações da Secom)

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *


Copyrıght Grupo Opinião. Todos os direitos reservados.