campanha agua

Mobilização pelo uso racional da água é lançada hoje

A ação embute um desafio: reduzir o consumo de água de 32 milhões de litros diários para 25 milhões de litros ao dia

A campanha “Use Não Abuse. Água – Nosso Grande Desafio” será lançada hoje, dia 11, às 9h30, na sede da UAB (Universidade Aberta do Brasil), que fica na avenida Nestlé, próximo ao Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita. A iniciativa é do Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente) e da Prefeitura, com apoio das Secretarias de Educação, Comunicação Social, Cultura, Esporte, Segurança e Defesa Civil.

Durante o evento de lançamento, serão detalhadas ações da mobilização, que compreenderão atividades educativas, atrações culturais com a temática da água e do meio ambiente, e ainda a adoção de um “economizômetro” – um placar digital que será colocado na região central da cidade para divulgar, todos os dias, os números da economia e do consumo de água tratada.

A ação embute um desafio: reduzir o consumo de água de 32 milhões de litros diários para 25 milhões de litros ao dia, volume considerado adequado tanto à demanda quanto à oferta de água do Rio Mogi Guaçu, de onde o Saema pretende retirar toda a água para abastecer a cidade durante o racionamento, que ainda segue em vigor, no sistema 12hx36h.

Essa é a medida crucial, segundo o presidente do Saema, para que nossas represas sejam preservadas para recuperarem seus volumes e garantirem a segurança hídrica da cidade durante a estiagem que se aproxima, de abril a setembro ou mesmo outubro, conforme previsões de institutos de meteorologia.

São aguardadas as presenças de autoridades, vereadores, secretários e lideranças de diversos segmentos da sociedade, bem como profissionais de imprensa. Lideranças de vários setores da comunidade ararense já participaram, nos últimos dias, de reuniões para debater a crise hídrica e apontar soluções, bem como para ampliar o engajamento na mobilização social.


Caminhada e abraço ao Lago

Entre diversas ações que acontecerão durante a mobilização, está uma caminhada dia 23 de março, pelas ruas centrais da cidade rumo ao Parque Municipal Fábio da Silva Prado, o Lago.

Após a caminhada, está sendo organizado um grande abraço ao Lago, o maior cartão postal de Araras e que simbolizará o respeito pelos recursos hídricos do município. Crianças da rede municipal de ensino e integrantes dos grupos de terceira idade participarão dessa ação.

Peça teatral com temática de preservação ambiental e ação com alunos nas escolas da rede municipal visando a economia de água nas residências também estão no programa, que integra os eventos organizados para comemoração tanto da Semana da Água quanto da Semana do Município.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *


Copyrıght Grupo Opinião. Todos os direitos reservados.