Rio Mogi Guaçu é responsável por 80% da água captada em Araras

Saema entrega novo sistema de captação de água do Rio Mogi Guaçu

O Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente) de Araras realizou a modernização do Sistema de Captação de Água Bruta do Rio Mogi Guaçu – Karl Arthur

Rio Mogi Guaçu é responsável por 80% da água captada em Araras

Rio Mogi Guaçu é responsável por 80% da água captada em Araras

Bollinger e, amanhã, dia 20, durante cerimônia marcada para acontecer às 10 horas, fará entrega das melhorias.

Desde sua inauguração na década de 80, o sistema de captação de água jamais havia sofrido qualquer de intervenção em todas as unidades. Com a crise da hídrica, o Saema se viu na necessidade ousada de aumentar a captação do volume de água do Rio Mogi para poder superar a falta de água e começar a colocar em ação medidas que seriam necessárias para reverter a situação e garantir tranquilidade aos ararenses.

No local, foram feitas reformas de modernização, como a substituição de duas bombas, instalação da terceira bomba e adequações elétricas, hidráulicas e civis.

O investimento realizado no sistema proporcionou que os lendários 200 litros de água captados por segundos (média de 17 milhões de litros de água por dia) até então passassem para 340 litros/segundos, elevando para média de 29 milhões de litros/dia.

Atualmente, cerca de 80% da água consumida pela população de Araras vem do Rio Mogi Guaçu; o restante é captado das represas – antes disso, a situação era inversa. Esta medida, inclusive, proporcionou que fosse feita uma reserva maior da água dos reservatórios durante o período.

mogi 2 mogi 4 mogi 3

Aumento no consumo

O Saema tem registrado, nas últimas semanas, um considerado aumento no consumo de água no município às sextas, sábados e domingos, quando não há racionamento, chegando à média de 46 milhões de litros consumidos diariamente. Já às segundas, terças, quartas e quintas-feiras, com racionamento, o número cai para 36 milhões de litros diários, uma diferença que chega a 10 milhões de litros consumidos.

Para tentar inibir o uso abusivo da água, a autarquia vai alterar o valor da multa de R$ 127,00 para R$ 510,00 – medida que será adotada ainda nesta semana.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *


Copyrıght Grupo Opinião. Todos os direitos reservados.