23305

Secretaria do Estado lança programa para fortalecer o uso do controle biológico

 

O Programa de Inovação e Transferência de Tecnologia em Controle Biológico (Probio), que tem como objetivo promover e oferecer inovação tecnológica ao setor de biocontroladores, foi lançado neste mês pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio de Instituto Biológico (IB-Apta).

23305O controle biológico é a utilização do inimigo natural para combater e/ou diminuir a população das pragas. “Componente fundamental da natureza, o controle biológico abre espaço para uma agricultura mais sustentável. Resumidamente, pode ser definido como natureza controlando natureza”, explicou Antônio Batista Filho, diretor-geral do IB, em nota enviada ao Opinião.

As tecnologias e serviços reunidos pelo IB buscam fortalecer o uso do controle biológico em canaviais, seringais e em cultivos de morango, banana e plantas ornamentais, trazendo grandes benefícios aos agricultores e apresentando um novo modelo tecnológico. O foco é a sustentabilidade e desenvolver o crescimento de mercados voltados à agricultura orgânica.

As vantagens do uso de agentes de controle biológico são a proteção à biodiversidade, preservação dos polinizadores e a segurança para o homem, além de não deixar resíduos e agir em alvos específicos.

O Programa ainda busca superar alguns desafios no uso de agentes biológicos, como ter um controle de qualidade mais efetivo, oferecer alternativas de formulações, selecionar raças mais virulentas e desenvolver estudos sobre taxonomia, epizootiologia e estratégias de uso.

Alguns dos serviços prestados pelo Instituto com o Programa são: a implantação de biofábricas (fungos, bactérias, nematoides e ácaros predadores); o desenvolvimento de sistemas de produção de bioinseticidas à base de fungos, bactérias e nematoides; testes de eficiência agronômica de produtos biocontroladores e o desenvolvimento de sistemas de produção em massa de nematoides entomopatogênicos e seu potencial de uso no controle de pragas.

Mais informações pelo telefone (11) 5579-4234 ou pelo e-mail batistaf@biologico.sp.gov.br. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo)

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *


Copyrıght Grupo Opinião. Todos os direitos reservados.